terça-feira, 13 de novembro de 2007

Greve de roteiros, Greve de filmes?

Uma greve. Não é novidade: No metrô, no busão, etc... E agora (até que enfim) os roteiristas de hollywood entraram em greve! O que é certeza disso tudo? saber que não terão roteiros novos por tempo indeterminado suas séries prediletas e novos filmes, TUDO ESTÁ PARADO, até talk shows. Muitos poderiam falar "estão pedindo muito". E acho q pedem mesmo, e está certo. Não há filme sem roteiro, mas há roteiro sem filme. É de onde tudo começa, a idéia de milhões de filmes não são creditados para quem REALMENTE os escreveu, mas pro maestro... mas como creditar o maestro sem dizer que a arte inicial é do compositor? Não estou puxando o saco porque amo escrever e são meus ídolos, mas um roteirista maravilhoso como Charlie Kaufman só é conhecido pelo personagem interpretado por Nicholas Cage em "Adaptação", sendo que creditamos aquela história absurdamente maravilhosa e inteligente à Spike Jonz, o diretor. Eu odiaria escrever algo, e quem ganhar como criador da obra o maestro. Poxa, você dá o crédito da criação do mundo à Deus (ou o que você imagina ser o criador de tudo) ou dos humanos que regem? Claro que somos importantes, mas é como aquela frase: nunca se esquecer de onde viemos. E de onde vim, isso é errado. E não é longe daqui não. Pois se o Stan Lee (para os leigos: o simpático velhinho que aparece em pontas sempre nos filmes de herói marvel) é o criador de oitenta por cento dos personagens da marvel, e nem encosta neles há anos, por que eu escreveria um roteiro e o autor seria o que o leu, riscou tais partes, eu re-escrevi, ele riscou e pulou outras. No final, ele só deu a opinião dele não desmerecendo a direção, mas temos que saber, que quando criado algo, o maestro e compositor tem que ser aplaudidos e pagos da mesma altura. Então, mesmo sem meus episódios de Heroes (meu entretenimento plagiado, mas...) mesmo sem piadas rápidas de talk shows, temos que pelo menos saber que ainda sobrevivemos: os quadrinhos, games e tevês nacionais agradecem. E eu também. E os roteiristas? que amanhã os aplaudam, mas hoje não escreva nada. Eles merecem cada centavo que pedem. Aliás, felizes escreverão melhor também. Saber que é autor de sua obra é uma coisa, pra naum dizer óbvia, é gratificante e justa.

[Atualizado: Esperem roteiros mau-lapidados, rejeitados e escritos às pressas nessa época que vem. Quer ler algo que preste? A internet é grande.]

Um comentário:

Andrea disse...

"por mais que você se importe, existem pessoas que não se importam."


nem tudo é aqui, nem tudo é agora.
nem tudo será deles.